A Sociedade hodierna adota uma estratégia de ensino retrógrada, em que o educando é tratado como um depósito onde o educador despeja o conhecimento que supostamente só ele possui, a chamada “educação bancária”. Os alunos absorvem milhares de conteúdos diariamente, sem questionarem a razão que os leva a aprenderem tais matérias. O "por quê?" é uma palavra fora de cena dentro das escolas e academias, pois a maioria dos professores se coloca na posição de único detentor do saber, e que, portanto não deve ser questionado.
Não é através da dúvida que surge a necessidade de refletir sobre o tema e a partir de então construir um posicionamento crítico? Como fazer com que o conteúdo seja verdadeiramente aprendido, e não somente absorvido sem razão e esquecido ao final do dia?
Se estamos lidando com seres humanos, nós na condição de educandos devemos antes de tudo estar conscientes de que a aprendizagem parte de uma troca de conhecimento mútua entre professor e aluno, e que é imprescindível evitar que o conteúdo seja transmitido como "coisa", como um objeto inanimado. Ao invés disso, o conteúdo deve ser “humanizado” e transformado em "sujeito", capaz de primeiramente causar estranhamento, e em seguida afetar outro sujeito, o educando. A medida que a o estranhamento inicial vai se atenuando ele da lugar ao esclarecimento e ao entendimento, isto é, à aprendizagem.
O professor, mais especificamente o arte-educador deve desenvolver uma metodologia de ensino capaz de "humanizar" o conteúdo, transformá-lo em sujeito concreto e, portanto assimilável, que interaja com o aluno, que o afete e o motive a desenvolver uma reflexão crítica sobre o assunto, gerando conhecimento e aprendizagem.
Teatro na escola. Disponível em: http://www.angra.rj.gov.b/asp/noticia_cartaz.asp?vid_noticia=4136
A metodologia de ensino do artista-educador deve ser provocativa, a ponto de gerar um questionamento que resulte na reflexão crítica do aluno.
Para tanto, as dinâmicas devem ser inovadoras, buscando a motivação do educando com uma estratégia interdiscliplinar de reaprendizagem com foco na humanização.
É necessário haver uma investigação sobre as estratégias de aprendizagem por parte do artista-educador que deve apurar sua percepção sibre as interrogações dos discentes, e sistematizar sua metodologia.
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