domingo, 2 de outubro de 2011

Reflexões sobre as performances Intermidiáticas

Durante a aula do dia 20 de setembro, assistimos à segunda performance intermidiática do grupo Academia da Mente, e a partir da proposta e do tema do vídeo refletimos sobre uma série de proposições.


A intenção do grupo era montar uma performance que relacionasse um tema real do cotidiano com a arte-educação. Eles se utilizaram da performance para instigar a reflexão nos alunos sobre a Gravidez não planejada, e abriram uma discussão sobre o tema logo após a apresentação.

O vídeo do grupo mostra como uma expressão ou performance pode substituir milhares de textos, eles levaram para a sala de aula uma realidade para explicar outra realidade, e mostraram como o ensino através da demonstração legitima o conhecimento, e o torna mais interessante."A arte se ensina e se aprende pelos poros", a sensibilidade é o que conduz à crítica.

Todo conteúdo artístico deve trazer uma relação com o mundo, pois a função das artes é de (re)contruir a realidade, e toda expressão artística deve ser SEMPRE uma síntese daquilo que eu, professor, tenho para passar.

Surgem então diversos questionamentos propostos pela professora Fernanda Cunha, para nós professores de arte:
  • "Como nós professores de arte podemos ensinar aluma coisa para alguém por meio da arte se nós professores não sabemos nos expressar por meio da arte?"
  • "Qual a diferença entre arísta-professor e professor-artista?"
  • "O professor pode não matar vidas, mas pode matar sonhos."
                                                                             
      

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